sexta-feira, 18 de junho de 2010

1 ano e 3 meses e cade as palavras??



Pedro Henrique está com 15 meses e até agora não fala quase nada. Confesso que estou comessando a me preoculpar um pouco. Sei que não devemos comparar nossos filhos, mas como evitar ficar "encucada" quando conheço tantos bebês na idade do Pedro que ja tem um vasto vocabulário comparado a ele?

Meu Xuxu começou falando as primeiras palavras com 9 meses, até 11 meses falava : Papa (papai), bobó (vovó) e agá (água). Depois dessas 3 palavras não falou mais nada. Eu repito as palavras (corretamente, não faço vóz de criança, e tb não falo no diminutivo) , converso olhando nos olhos dele p/ ele vizualizar o movimento da minha boca ao pronunciar as palavras, mas nada disso adianta. Ele simplesmente não fala nada que possamos entender. Ele não é mudo, nem surdo (Graças a Deus). Escuta bem quando o chamamos e fala a linguagem dele muito bem, é um tal de , "abue", "aba", "biebe", "abuebe" e assim vai. Mas são palavras que não encontramos o significado, ele repete p/ qualquer coisa, a unica que desconfiamos o que seja, na verdade acho que temos certeza, é o "abue", porque ele geralmente repete virando a palma das mãos para cima e olhando p/ alguma coisa que acabou. Mas o restante das palavras do vocabulário dele, ele repete para várias coisas diferentes e não descobrimos o que seja, acho que é so uma forma dele conversar conosco mesmo.
O que me preoculpa é ele ter deixado de falar, "papa", 'agá' e "bobó". Palavras que sabiamos o que era e ele repetia quando fazia sentido. Sei que a criança tem até os 2 anos para falar, por isso não estou preoculpada mesmo, talvez só um pouco "encucada".

Tenho lido bastante sobre o assunto, por isso sei que é bobagem se preoculpar de mais com esse assunto, que assim como eu fiquei ansiosa para ele andar, também estou ansiosa para ele falar ( Ô mãe ansiosa !) e tudo mais. Mas mãe é assim n é? Vive querendo ver seu filho crescer e se desenvolver. Mas entendo que cada criança tem seu tempo e ele também terá o dele.

Mas me digam como foi a experiência de vocês nessa fase. Se preoculparam? Seus filhos falaram com quanto tempo?  Quero muito saber como foi, ou como está sendo, essa experiência com vcs.


Um Grande beijo e o ótimo final de semana para vcs !!!





8 comentários:

  1. olá...

    affe... sei bem o que é isso, e ainda um pouquinho pior....rs
    Tenho gêmeos e a menina aprendeu a falar bem antes do menino, que só soltou mesmo a voz agora, perto dos 3 anos...
    O pediatra disse que é normal, e eu acreditei...
    ... hoje ele fala de tudo..

    Cada criança em se tempo, o importante é não ficar comparando... ainda que as vezes seja difícil

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Nessa!!! A Luana já tem uns meses que fala Babai(Papai), Mamã(Que acredito ser Mamãe rs), quando quer alguma coisa ela fala "dá" e quando falamos algumas pra ela, ela concorda falando "tá", é uma graça, eu tbém sou super ansiosa e não tem jeito e gente sempre acaba comparando com os outros bebês, o meu sobrinho tem 1 ano e 9 meses e são poucas as suas palavras, bobó, bobô, papai, nenê, menos Mamãe kkkk minha irmã fica doida rsrs mas fica tranquila ele tem o tempo dele... Beijinhos:) em vcs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vanessa!
    Entendo sua preocupação e ansiedade! Mãe é tudo ansiosa mesmo, não é?
    Eu era assim em relação a Clara engatinhar... Pq ela era toda durinha desde cedo, levantava bem o tronco, mas nada de engatinhar... na real... ela não queria! Queria é andar. E acabou por andar direto mesmo, apesar de todos os meus esforços - não foram poucos! - para incentivá-la.
    Em compensação, ela fala desde os cinco meses. Simm, muiito precoce! Acho que cada criança tem um talento, uma facilidade para determinada coisa, sei lá. Então não compare! Nessa idade (15 meses), ela já repetia tudo o que a gente dizia. Mas isso é dela. Tem crianças que falam cedo assim, mas a maioria vai aprender a falar mais perto de um ano e meio até dois. E, pelo que vejo e alguns pediatras falam, os meninos falam depois das meninas. Então, não compare com meninas, senão vc vai ficar ainda mais doida com isso! rs. Para vc ter uma idéia, meu sobrinho acaba de completar dois aos e fala poucas palavras. A gente sabe que não é mudo, que não é surdo, ele fala, mas poucas palavras. Motivo 1: acho que será caladão, e tem por quem puxar. Motivo 2: ele é preguiçoso para tudo, não só para isso (estou falando dele, tá?). Então, vai falar tudo, mas no tempo dele mesmo. Mas a gente percebe que ele entende tudo o que se diz e responde no comportamento. Coitados dos meus cunhados, pois a Clara é mais nova e já fala tudo, então eles vivem ouvindo comparações dos avós, tadinhos. Sei que devem se chatear.
    Meu primo demorou um monte para falar tb. Levaram-no em fono, pesicólogos, etc, etc., pois passava dos dois anos sem falar, só apontava o que ele queria. Conclusão? Era preguiça. Os avós, que cuidavam dele, alcançavam e dava tudo na mão, sem que ele precisasse pedir, então ele não falava nem água.
    Não force, mas acho legal ir estimulando ele a pedir as coisas, com palavras simples, por exemplo, sabe... Mas no mais, é esperar o tempo dele mesmo.
    Algo que eu acho que foi bem estimulante para a Clara foi colocar e cantar muita música para ela, desde sempre.
    Enfim, amiga, fica tranquila, ele vai falar no tempo dele! Qqer coisa, se demorar uns meses aidna e vc estiver preocupada, pega umas dicas com uma fono tb...
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Vanessa.
    Sobre o seu comentário...
    Nessa noite a Clara não deu trabalho, no geral não dá mesmo, mas nos últimos quinze dias dormimos muito mal, por dois motivos: a sinosite e o medo que ela pulasse do berço de novo... Ai, ai. Vamos ver se agora ficamos mais tranquilos. rs.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Vanessa, eu acompanho o "xuxu"faz um tempo, ja ate tinha mandando um recado com meu e-mail pq queria que vc nos lesse tbm, la no privado.
    Olha, meninas sao mais desenvolvidas, as da idade do Nick falam pelos cotovelos. O Nick andou muito cedo, mas seu vocabulario é pequeno, ele fala umas 8 palavras, mas é craque nos sinais, por tanto nao sofre tentando se comunicar. Ele é novo ainda, logo ele se solta.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Amiga, fica tranquila... É assim mesmo. Matheus so comecou a formar frases quando estava pra fazer 2 anos. ate entao era uma palavra ou outra. Como mamae, papai, agua, cucu(suco)e outras...
    Fora isso, nada... e eu crente que ele tinha problemas. rs coisa de mãe mesmo... Não se grila, ele ainda é pequenino.. Puxe sempre dele... perguntando o que é isso se ele quiser agua diga... o que vc quer? e tal.. asism vai estimulando esse pequeno ai a falar. E ai quando comecar a falar vc vai pedir por favor pra calar a boca por pelo menos 1 minuto!! KKKKKKKK
    Olha, obrigada pelo comentario no eu cantinho... vou ver se fa''o esse ~suquinho~de ameixa. Estou dando laranja com mamao..
    E vamos torcer pra sair logo!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Flor fica tranquila, cada criança tem seu tempo, a Letícia quando começou a falar ela gaguejava muito e fiquei super preocupada, aí a pediatra informou que até os 4 anos melhoraria, e melhorou muitooo.

    bjs,

    ResponderExcluir
  8. Pelo amor de Deus, aprenda a escrever! Só vi esse post seu e fiquei agoniada com tantos erros. "ComeSSando"??? Só aí quase parei de ler seu post.

    ResponderExcluir

Comenta vai !!! Eu, o Pedrinho e a Malu vamos amar !!

Deixa um comentário vai !!!

Deixa um comentário vai !!!
N vai doer nadinha, rsss

Traduza para sua lingua