quarta-feira, 2 de junho de 2010

Tomem cuidado com as mamadeiras

Olá meninas !!
Vi essa reportagem no fantástico a algumas semanas e achei bem interessante.
É sobre a escolha das mamadeiras e esse hábito antigo de ferver as mamadeiras para esterelizar.
Pesquisas recentes revelam que um tipo de plástico muito usado em mamadeiras pode provocar doenças.

A mamadeira de plástico é motivo de preocupação em vários países. Pesquisas mostram que, em determinadas condições, o plástico pode liberar uma substância prejudicial às crianças. A substância é o bisfenol A, também conhecida como BPA. No começo do ano, o departamento americano que controla remédios e comidas passou a orientar as famílias a tomarem cuidado com o plástico na preparação da alimentação infantil. Essa notícia pegou muitas mães de surpresa, gerando muitas dúvidas e preocupações.
Quanto mais nova for a mamadeira, maior a quantidade de bisfenol ela desprende. 

Assim como nas mamadeiras, as chupetas fabricadas com BPA ou bisfenol também podem fazer mal à saúde. Existem sete classificações internacionais para o plástico. O 1 a 6 não têm BPA. O maior risco é grupo 7.

Dicas para as mães :



  • Preste atenção: o número 7, que indica presença de bisfenol , normalmente aparece dentro de um triângulo, na parte de baixo de produto.
  • Pratos e potes plásticos também podem conter bisfenol A. Por isso, aqueça os alimentos em recipientes de vidro ou cerâmica. Não ferva nem lave a mamadeira com água quente. Basta detergente e água fria.
As indústrias estão proibidas de fabricar mamadeiras com esse tipo de substância no Canadá, Costa Rica e Dinamarca. Na França, o Senado aprovou a proibição em caráter provisório. Nos Estados Unidos, o bisfenol A foi proibido nos estados do Illinois e em Minnesota. Outros estados americanos debatem o assunto.

 
Existe relação entre o BPA e câncer. As pesquisas sobre os efeitos do bisfenol em seres humanos ainda não são conclusivas e dependem de novos estudos, mas os dois médicos ouvidos pelo Fantástico afirmaram que não há motivo para pânico.
"Eu acredito que não é um motivo de alarme para as pessoas, mas simplesmente uma forma de você ficar atento. Você esquenta num lugar passa para o outro e acabou”, afirma Paulo Saldiva, do Laboratório de Poluição Atmosférica da Universidade de São Paulo (USP).


“A prática de aquecer o leite em outro frasco, que não seja de plástico, passar para a mamadeira e dar imediatamente para a criança ameniza o problema?”, pergunta uma mãe.
“Sem dúvida. Você deixa esfriar um pouquinho e depois transferir para a mamadeira numa temperatura ambiente, o risco de eluição, a saída do BPA do plástico para o leite ou para o líquido lá dentro, é praticamente zero”, explica Wong.


Uma última dica: Amamentar no peito é sempre melhor do que qualquer tipo de mamadeira.

"Se possível, até 1 ano de idade. Exatamente porque o leite materno sai diretamente, realmente está isento não só de bisfenol, como de um monte de outros contaminantes. Além de fornecer à criança anticorpos que protegem contra doenças tão graves da infância”.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informa que, no Brasil, o limite é de 0,6 miligrama de bisfenol para cada quilo de plástico. Em nota enviada ao Fantástico, a Anvisa diz que acompanha a discussão internacional sobre o bisfenol, e que considera seguro para o ser humano o limite vigente no país para essa substância.
Para ver a entrevista na integra clique aqui.

Bom é isso meninas. Eu achei bem interessante, apesar de dizerem que nào é preoculpante, eu me preoculpei e não esquento mais nada na mamadeira do Pedro. Esquento em copo e espero esfriar antes de colocar na mamadeira.
Como Pedro ainda mama no peito, ele não toma LA. Mas sei que tem mães que dão LA desde cedo aos pequenos (devido a motivos diversos). Sei também que na preparação das mamadeiras é colocada a medida do leite e da água morna diretamente na mamadeira, ou as vezes esquentada diretamente no microondas. Por isso fica o aviso, prestem bem atenção nas mamadeiras e se possível evite colocar água quente dentro delas.

O que acham? Será que devemos parar de ferver coisas quentes nas mamadeiras?
Digam o que acham !!


Beijossssssssssssssssssssss e boa semana p/ vcs !!!


4 comentários:

  1. Oi amiga. Nossa choquei com essa reportagem. Achei super interessante e vou correndo verificar as mamadeiras e demais itens de plástico do Léo. Beijos flor!

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga!!!
    eu tbm vi essa matéria mas peguei ela bem no finalzinho e depois andei pesquisando aqui na net e comecei a entender melhor, mas eu infelizmente tinha essa mania de ferver as mamadeiras da minha bb, minha mãe me ensinou assim, mas já parei de ferver e vou começar a trocar as mamadeiras mais frequentemente agora, o bom foi que minha bb mamou até 1 ano e 20 dias então estamos a pouco tempo nessa vida de mamadeiras rsss!!!
    grande bjooo

    ResponderExcluir
  3. Puxa amiga...

    Super interessante. Anotado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por flor pelo post eu nem sabia disso.

    bjão,

    ResponderExcluir

Comenta vai !!! Eu, o Pedrinho e a Malu vamos amar !!

Deixa um comentário vai !!!

Deixa um comentário vai !!!
N vai doer nadinha, rsss

Traduza para sua lingua