sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Mania de Bater

Agora a mania do Pedro é bater. Antes era só em mim e no pai. Quando menos esperavamos ele vinha e nos dava um tapa. No rosto geralmente. Eu sempre me irritava com isso, mas na verdade nunca soube como agir nessa situação. Em geral dava uma bronca e olhava séria para ele. Ele sorria e ficava puxando meu saco para eu retirar a cara de brava. Eu mantia por um tempo. Mas mesmo com essa tática ele vira e mexe continua fazendo isso.
O pior é que agora ele está fazendo isso com outras crianças.
Pedro sempre foi uma criança agitada, mas muito bom  no convivio com outras crianças. Nunca reclama quando não deixam que ele brinque com algo ou retiram da mão dele. Em geral ele tenta um pouco e depois desiste, sem brigar, sem gritar sem reclamar. Mesmo quando isso acontece com seus brinquedos. Portanto acho ele uma criança super tranquila, ja que vejo outras da mesma idade com personalidade forte, não querendo emprestar seus brinquedos e brigando quando lhe retiram algum da mão.

Mas isso não mudou, ele continua a ser a mesma criança tranquila, tendo as mesmas reações.
O que aconte agora é que ele passou a bater em seus amiguinhos. Não acho q ele faça na intenção de machucar, ele ainda n entende que ele está machucando alguém. Mas isso me preoculpa, não quero que meu filho se torne uma criança agressiva. Por isso tenho tentado mudar esse comportamento.

Até agora ele só tem tido essa reação com a vizinha de 2 anos que mora aqui do lado. A unica criança que ele tem contato constante. Ele costuma brincar tranquilo com ela, em geral aqui na minha sala, e as vezes do nada ele da um tapa nela. Mas diferente da gente não é no rosto que ele bate, é em qualquer lugar e sem nenhum motivo aparente. Ela não reage batendo nele, ela entende que ele é pequeno e só reclama comigo.
Em geral ele bate com algum objeto. Essas reações começaram a mais ou menos 2 semanas.

A verdade é que não tenho certeza se sei lidar com essa atitude dele. Em geral dou uma bronca e olho de cara feia, mas depois de um tempo ele faz denovo. Acho ele muito novinho para explicar que aquela atitude é errada e que ele está machucando a amiguinha. Por conta disso fico meio perdida. Espero que seja apenas uma fase.


E vocês? Ja passaram por isso alguma vez? Seus filhos são ou ja foram agressivos com seus amiguinhos?


Beijos e bom fim de semana pra todos !!

7 comentários:

  1. Oi, Vanessa.
    A Clara passou por essa fase tb. Passou, depois teve uma recaída rápida e passou de novo. Acho que é importante brigar, chamar a atenção da criança sempre que fizer isso, sim, deixando claro que está errado. Eles não tem noção, mas não podemos deixar que isso se prolongue demais. Tem de ter paciência, claro, até passar a fase, mas é necessário ensinar a criança. Meu sobrinho tb está nessa fase (tem idade próxima a do Pedro) e minha cunhada está sempre repreendendo-o, falando que não pode, olhando dura para ele. No começo eles acham graça da gente, mas com o tempo começam a entender.
    Paciência por hora, mas vai passar!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ah, tem selinho pra vc no blog!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Van,
    Desculpe o sumiço por aqui, mas to correndo, viajo na segunda e deixarei o Nick, entao tenho muita coisa de deixar certinha.
    Olha, ele entende sim se vc explicar, se for algo curto. Acho que nessa idade é normal ele bater pq pelo jeito vejo muitas crianças nessa idade fazendo o mesmo.
    O Nick nunca nos bateu, nas primeiras tentativas la atras eu ja segura a mao forte e dava bronca feia, e depois falava carinho, e ele fazia carinho. Mas ele nao convive com crianças, quase nunca, vai ver é por iso tbm.
    Mas é paciencia mesmo!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Van, entendo sua preocupação. Ainda não pensei nessas situações, que são absolutamente normais pra idade e, talvez ficarei meio perdida de como agir...

    Mas acho que você deveria começar a demonstrar ao Pedrinho que não deve fazer isso. Assim como todo bebê, eles demoram mas acabam entendendo ou se acostumando com certas coisas. Como desde do início, é muita paciência e amor para falar a "linguagem" deles e logo, logo, passa!

    um abração em vocês!
    bom fds!

    ResponderExcluir
  5. Vanessa amiga, toda criança passa por essa fase, mas cabe a você sempre reprimí-lo como tem feito. Já pensou em deixa-lo "pensando" por 1 minutinho num canto especial? (Me senti a Super Nanny agora)
    Eu fiz isso e deu certo, mas claro que não foi de uma hora para outra que isso passou, mas sempre que ele fazia isso eu brigava feio com ele, dizia que não era legal bater nas pessoal e bla bla bla e o colocava para pensar num cantinho aqui de casa próprio para essas reflexões.
    Até que um dia tudo passou.
    Força na peruca amiga!

    ResponderExcluir
  6. Já sim Vam, a MC quando chegava na escolinha, logo no começo, tinha um menino que a recebia com um tapa, um dia presenciei e partiu meu coração. Ela reclamava muito dele, ai tive que falar com a diretoria, e não ouvi mais falar disso. O dono da escolinha me explicou que menino pra chamar a atençao e marcar território costuma fazer isso. Sei que é estranho falar assim, parece bicho, mas como não sabem raciocinar aínda, devido a pouca idade, eles se manifestam assim. Depois passam a entender e param. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelas orações flor e recadinho viu. É flor essa fase não é fácil, eu te falo que já passei e vire e mexe a minha gatinha que já vai completar 04 anos volta com isso, só que agora não é só um tapa, é um beliscão, um empurrão, enfim... devemos ficar atentos 25h por dia né rs rs rs. Mas sempre que isso acontece eu converso que ela bem sério, e digo que esta errado e que não se faz isso com ninguém. As vezes chora, emburra a casa, mas sempre obedece. É amiga, educar dá muito trabalho, mas vc vai conseguir guerreira, força amiga!

    bjs,

    ResponderExcluir

Comenta vai !!! Eu, o Pedrinho e a Malu vamos amar !!

Deixa um comentário vai !!!

Deixa um comentário vai !!!
N vai doer nadinha, rsss

Traduza para sua lingua