sábado, 2 de outubro de 2010

Mania de bater com a cabeça

Recebi essa matéria da Crescer e queria dividir com vocês, pois o Pedro está justamente nessa fase, e me preoculpa essas atitudes de alto agressão que ele anda tendo.

Ai vai a matéria:

Auto-agressão

Seu filho começou a bater a cabeça na parede, contra os outros, se morder ou puxar os cabelos? Calma. Não entre em pânico. Essa a atitude, que pode começar por volta de 1 ano de idade, é mais comum do que se imagina. Chama-se auto-agressão. Em geral, os pequenos recorrem a ela para chamar a atenção dos adultos e, claro, conseguem. Afinal, quem é que não se assusta com um bebê que de uma hora pra outra bate a cabeça contra, por exemplo, o encosto do cadeirão? Imediatamente, você (ou qualquer adulto) pára o que está fazendo e vai acudi-lo.
Há ainda outras razões que justificariam este comportamento, digamos, amalucado. Expressar insatisfação ou prazer físico.
Bem, em relação ao primeiro, dá até para entender de forma mais clara a reação intempestiva. Um bebê de 1 ano tem um repertório escasso e por isso expressa sua insatisfação como pode: chorando, gritando e até batendo com a cabeça na parede. Encontra no corpo uma forma de manifestar determinado mal-estar e, como conseqüência, chamar a atenção.
Agora, duro é entender que ele gosta de sentir dor, né? Não se você se lembrar de quando era criança e ficava cutucando a casquinha do machucado até conseguir arrancá-la. Doía pacas, mas era prazeroso, não? É assim com as crianças que estão descobrindo que o corpo é uma inesgotável fonte de prazer. Mas, independentemente do motivo pelo qual adota essa prática, ela não é contínua. Aparece e desaparece conforme os novos interesses e descobertas. Por vezes se intensificam como resposta a um acontecimento de impacto para ele, como o nascimento de um irmãozinho ou a saída de casa de alguém que a criança gostava muito. Cada caso é um caso e merece ser analisado de maneira prática pelos pais.
Importante: ao se ver diante de situações como essas, procure conter as ações da criança, pois, conforme o alvo e a intensidade da cabeçada, as chances de se machucar são grandes. Para isso, tente dar um abraço carinhoso ou envolva-o em alguma brincadeira. Uma outra opção, sugerida por alguns pediatras, é ignorar o fato. Eles garantem que seu filho tentará uma outra forma menos perigosa de chamar a atenção. Duro é ver o galo na testa da criança cantar e decretar que ele não existe.


Então, eu estou passando por isso, o Pedro anda batendo a cabeça no chão para chamar a atenção. De acordo com a matéria não devemos nos preoculpar tanto porque é uma fase né? Mas temos que vigiar, afinal ele pode se machucar.
Ja tentei os metodos de abraçar e distrai-lo na hora que ele faz isso, mas como ele ve que recebe a atenção desejada, ele continua a fazer.
Espero que essa fase passe logo.


E vocês amigas ja passaram por isso? Como agiram?



Um bjão e bom fim de semana !!!!

20 comentários:

  1. Que achado esse post amiga!
    Felipe está co essa mania, eu ja tava apavorada, ele bate a cabeça na cadeira durante as refeições ou fica se estapeando, judiação.
    Boa sorte pra nós e que essa fase passe logo ne!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, o Léo está com a MESMA mania! IGUAL! hahaha Sofremos né? Às vezes ignoro, às vezes acudo. Beijos e boa sorte! hahaha

    ResponderExcluir
  3. Ai... que sufoco...
    O meu bb é muito pqno pra isso, mas espero que isso passe muito rápido por aí...
    Bjs e bom fds!!!

    ResponderExcluir
  4. Vanessa,
    A Clara já passou por isso, é horrível mesmo. Ela se jogava de cabeça no chão para trás, suuuper perigoso. Então eu tentava segurá-la pelo braço quando podia e ela forçava para trás. Então eu soltava, apenas amenizando para ela não se bater, praticamente "deitando ela no chão", entende? Fiz isso muitas vezes para ela não se machucar. Depois, já no chão, sem perigo, eu deixava ela lá berrando. rs. O negócio é sair de perto, explicar que quando ele se acalmar vocês voltam a conversar. Hoje qdo ela faz birra, às vezes eu olho para ela e pergunto porque ela está chorando e tal, e ela às vezes nem sabe pq. rs.
    É ruim, mas passa, pode ter certeza que a fase passa. Enquanto isso paciência...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Van,
    O Nick anda se batendo, com as maos no peito, comecei a coloca-lo de castigo tem 1 semana, e tem funcionado, vou colocar um post sobre isso. Ele anda gritando muito tbm. Acho que entrou na pior fase.
    Mas eu concordo com a Micheli, tente nao dar muita atençao.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. É amiga, é fase mesmo. E quando mais atenção damos pior fica. O jeito e falar mesmo com amor e sair logo de perto, porque tudo isso é uma forma de chamar sua atenção e com o tempo ele vai melhorar. É fase rs rs rs. Força amiga, vc consegue!

    bjs,

    ResponderExcluir
  7. nossa que bom que fui procurar sobre isso e encontrei esses relatos!!! tava angustiada e dizendo paramim mesma que não era nadade + pois meu filho é super normal!! agora vi que ele é + normal ainda!!! rsrsr ele tem 1 ano e 2 meses e começou a fz isso tbm nao chega a bater c força + fica batendo de levinho!!! força para todas nos!! cadadia ele invental algo! bjus da Vivi e do Pablo

    ResponderExcluir
  8. o meu bebê de 1 ano e 1 mês ta me deixando maluca toda hora fica batendo a cabeça... Espero que isso seja só uma fase e passe o mais rápido possivel..

    ResponderExcluir
  9. Meu filho Lucas tem 1 ano e 1 mês está me deixando louquinha com essa mania de ficar jogando a cabeça p trás ou até mesmo dado cabeçada na gente... Mas graças a Deus pude ver que é fase mesmo e que logo passa. Bjs p todas1

    ResponderExcluir
  10. olá meninas, aki é um pai desesperado com essa situação, o chris esta com um ano e um mês e sempre que tomamos algo da mão dele ou não deixamos ele pegar algo, ele se joga com força pra traz,e bate com a cabeça no chão. um alívio pra mim saber que é só mais uma fase da vida dele e que logo passará,obrigado por postarem seu comentários aki,nos ajudaram muito. bjos e obgdo a todas vcs mães.

    ResponderExcluir
  11. ola... bom dia... eu tambem estou passando por isso.. e agorinha mesmo minha filha de 1 ano e 4 meses bateu a cabecinha na parede.. ela faz isso quando quer a minha atenção,, ja reparei.. fico desesperada, mais vejo que é um pouco normal.. mesmo assim entro em panico, pois tenho medo de machucar a cabecinha... bjos

    ResponderExcluir
  12. oi meninas td bem?sou o pai do Chris. meu bebe de apenas 14 meses ainda continua com o hábito de se jogar para traz e bater com a cabeça,muitas pessoas também dizem que isso é uma fase,mas pai também sofre demais com essas "manias" que os bebes adquirem.espero que esta fase passe logo e que vcs que também passam por isso não se desesperem como eu, tudo vai passar, é só ter paciência. abços a todas e vamos em frente

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus eu estava desesperada, meu filho tem 1 ano e 5 meses e fica se batendo direto e eu sempre fico apavorada com medo que machuque a cabecinha que é muito frágil, ele fica batendo as mãozinha na cabeça e nos outros.Espero que essa fase passe rápido.Boa Sorte para todas nós

    ResponderExcluir
  14. Meu filho já tem dois anos e dois meses e continua batendo a cabeça de todas a formas, na parede, na respaldo da cadeira, no chão... Isso desde seus 18 meses. Coloquei na escola antes dos dois anos para mudar de ambiente e promover a socialização na esperaça de que ele esquece esse comportamento, porém, parece que essa fase não passa nunca. Já conversei com a psicológa da escola e ela disse que é fase como todos você dizem ... Mas, já estou ficando desesperada pois temo consequências futuras, é duro esperar os três anos para ver se passa.

    ResponderExcluir
  15. bom, pra quem disse que é apenas uma fase, ja estamos mais que desesperados, pois meu bebe agora com quase 16 meses, não deixa essa maldita mania de bater com a cabeça nas coisas, e além do mais, ganhou outras manias, agora de jogar as coisas quando esta com raiva ou quando é contrariado, as vezes , nos sentimos impotentes a estas novas situações, e buscamos trocar experiencias para almenos amenizar tantas angustias. socorrooooooo, alguem nos ajude.abços a todas...

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Infelizmente, meu filho também está nessa fase. Ele tem 1 ano e sete meses e vem apresentando esse comportamento desde 8 meses. Primeiro, mordendo a mão quando exitado e agora, com 19 meses, mordendo e batendo a cabeça na parede. Apesar de sabermos que é uma fase, existe o medo da continuidade desse comportamento autoagressivo. Além disso, a sensação de estarmos negligenciando algum pedido de ajuda dos nossos fihos. Como garantir que em todos os casos essa atitude não seja sinal de patologia? Devemos recorrer a especialistas? O que realmente devemos fazer?

    ResponderExcluir
  17. oi meninas td bom?mais uma vez estou aki pra contar as novas do meu bb Chris, finalmente ele parou de dar cabeçadas nas coisas, mas como td na vida tem um preço, ele começou a bater na gente e jogar as coisas no chão com violência,e se jogar pra traz com raiva qdo não deixamos ele pegar o que quer o tiramos algo da mão dele, enfim, deixou uma mania e adiquirio outras, fazes difíceis estas, mas vamos sobreviver juntos, então bola pra frente meninas e muita paciência...abços

    ResponderExcluir
  18. Fico com dó de mim...das mãe, pois quando buscamos ajuda de pediatras, psicologos, etc, a unica coisa que ouvimos é: "é a fase"...o duro é viver isso todo santo dia e fazer de conta que é "normal"!

    ResponderExcluir
  19. ola!!! meu bebe esta com 15 meses e começou a bater a cabeça no cadeirão aff! o que ajuda é:
    1- começar a cantar pra ele desde o inicio da refeição pra ele não ficar entediado.
    2- se mesmo assim ele começar com as cabeçadas, colocar ele no andador pra terminar de comer, pois nele ele espende a energia acumulada!
    Mas não sei o que seria de mim se não fosse as meditações, porque quanto mais equilibrada estou mais equilibrado o bebe esta! A solução para resolver estas e outros tipos de crises aparecem como mágica! www.sahajayoga.org.br

    ResponderExcluir
  20. Nossa o meu filho Pedro de 1 ano e 6 meses tb comecou a dar cabeçadas, tb fiquei angustiada. Agora estou mais tranquila depois que vi o depoimento de vcs. Espero que esta fase passe bem rapido.

    ResponderExcluir

Comenta vai !!! Eu, o Pedrinho e a Malu vamos amar !!

Deixa um comentário vai !!!

Deixa um comentário vai !!!
N vai doer nadinha, rsss

Traduza para sua lingua