sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Brincadeiras

retirado de:http://pedrinabrincando.blogspot.com

Meu pqno a algum tempo atrás não interagia tanto com outras crianças, ele constumava brincar sózinho, mesmo quando cercado por várias delas. Ficava no seu cantinho com seus brinquedos escolhidos, e mesmo quando outra criança vinha e retirava o seu brinquedo das mãos ele não brigava, não chorava, não fazia nada, simplismente pegava outro e continuava brincando.
Isso não mudou muito, ele continua sem brigar por brinquedos e sem reclamar quando tirados de suas mãos. Mas agora ele ja participa das brincadeiras e quer falar e se espressar. É muito lindo de ver seu desenvolvimento.

Mas não criei o post só para falar desse progresso. Mas sim do comportamento de outras crianças com ele.
Em geral as crianças mais velhas tendem a ser mais mandonas e as vezes até chegam a bater nas mais novas como forma de mostrar quem manda nas brincadeiras. Costumam dar e retirar brinquedos das mãos dos menores e dar ordens como seus pais costumam fazer com eles.

Pedro convive muito com crianças mais velhas que ele. Tenho observado que os bem mais velhos, com 5, 6 ou 7 anos, costumam ser mais pacientes e brincam com mais tranquilidade com ele. Porém os de idade aproximada, 3 e 4 anos costumam ser bem menos paciêntes e não entendem muito a forma do meu pqno brincar. Com isso acabam empurrando e até batendo nele.
Por isso tenho que sempre estar de olho bem vivo na hora em que ele está brincando com alguma criança nessa faixa de idade. Lógico que o que eu disse não se trata de uma regra, pois existem crianças nessa faixa etária que não se comporta da mesma maneira com crianças da idade do meu filho, mas a maioria tende a ser assim. Acho que pelo fato de essas crianças ainda serem bem novinhas, não entem que os menores que eles não estão no mesmo nivel de desenvolvimento, sendo assim tendem a exigir muito dos pqnos, tratando-os como se tivessem a mesma idade. Assim acabam se aborrecendo quando percebem que eles não conseguem interagir da maneira esperada.

Tenho passado por isso e confesso que tem sido bem complicado. Toda mãe sabe que nós odiamos, mesmo que por alguns segundos, qualquer pessoal, idependente da idade, que machuca nossos filhos. Claro que não se trata de querermos agredir uma criança que bate em nosso filho( lógico que não !!), mas nos aborrece, e muito, quando vemos uma criança machucando nosso filho.

Pedro tem primos mais velhos e vizinhos mais velhos que ele, e alguns na faixa de idade que mencionei. E várias vezes tive que ficar de olho nas brincadeiras, pois quando deixava eles sózinhos sempre acontecia alguma coisa. Pedro não é de chorar e por isso fico preoculpada, pois muitas vezes ja vi ele bater com a cabeça e não abrir a boca. Sendo assim minha preoculpação se torna ainda maior, ja que no caso de alguma criança machuca-lo, além de ele não se defender e não falar, ele ainda não vai chorar para que eu possa defende-lo.
Um dia desses um primo do Pedro veio aqui em casa e brincou com ele no quarto, como estava ocupada, eu ia e voltava no quarto para observa-los. Até que uma das vezes eu fiquei escondida observando a brincadeira e pasmem. O menino simplismente estava chutando a bola em cima do meu filho que estava sentado brincando. Como a bola era leve eu continuei olhando para ver se o Pedro reagiria, mas isso n aconteceu, ele continuou brincando com seus brinquedo no mesmo lugar, como se nada estivesse acontecendo. Mas o menino vendo que ele não esboçava reação decidiu ir pra cima do meu filho e bater com a cabeça dele no chão. Por sorte estava observando e ele não conseguiu machuca-lo, mas confesso que fiquei assustada. E com isso preoculpada na hora de deixa-lo brincar com crianças nessa faixa de idade. Afinal somos mães e nunca vamos ficar confortáveis vendo uma criança maior judiar de nossos filhos.
Mas agora fico meio perdida, não sei se devo protege-lo dessas crianças ou devo deixar que ele aprenda a se defender, como acontece com crianças que tem irmãos mais velhos. Será que protegendo de mais, não vai fazer com que ele deixe de aprender a se defender e pode ser pior no futuro, quando estiver na escola e eu não estarei lá. Quantas duvidas !!!

 Mas me digam vocês: Ja passaram por isso?
Se sim, como reagiram? Se não, como reagiriam amigas ?


Um beijo no coração de cada uma.

5 comentários:

  1. Oi, amiga!
    Olha, eu só deixo a Clara com crianças mais velhas com "pouca observação" (porque não consigo ficar sem olhar mesmo) se é uma criança muito conhecida e já sei como se comporta - e se se não faz essas coisas. E, mesmo assim, se for em um caso de tirarem o brinquedo dela e fazerem ela chorar, eu falo, sim, com a criança e digo que está errado. Se o brinquedo for da outra, sugiro que ela troque, dê outro então para a Clara. Tem uma amiga próxima que quando vem aqui bagunça o quarto inteiro da Clara (e é mais velha), mas quando vamos na casa dela ela não quer que a Clara mexa em nada, reclama. Eu fico muiiito brava e falo até para os pais dela que ela não está deixando a Clara brincar. Já me chateei muito com isso. Eu chamo a atenção da outra criança e não quero nem saber. Nem imagino se machucassem a Clara o que eu faria - pois nunca aconteceu. Claro que não ia fazer nada com a criança além de falar, mas se fosse filha de alguém próximo eu daria um gelo até nos pais se nada fizessem. Não concordo, porque a Clara é muito sociável com as outras crianças, empresta todos os seus brinquedos, então, no mínimo, se espera o mesmo da criança mais velha, não é?
    Se é uma criança maior ou se conheço menos eu não deixo a Clara sozinha com a criança em hipótese alguma, deixo brincarem, mas fico ao lado. Sabe pq, amiga, porque eles ainda são muito pequenos e não sabem se defender direito. Com o tempo vão aprender, mas por hora não sabem...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Mi, pra você ver. ë bem complicado né? Eu tenho muito medo de deixa-lo com outra criança, tem muita criança egoista e as vezes é até questão de fase, mas eu não gosto quando a criança é egoista. O Pedro é tão bonzinho tb, nunca briga por brinquedo.
    Realmente acho que eles são muito novinhospara se defender.

    Bjinhos e obrigada pelo carinho de smepre.

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga. Essas coisas são bem complicadas mesmo. Já passei por poucas e boas também. O Leonardo também é daqueles super sociáveis. Ele NUNCA briga quando alguma criança tira o brinquedo dele. Na maioria das vezes não tá nem aí. Hoje mesmo estávamos no parque e um menino pegou o seu carrinho. Ele ficou só olhando, mas com cara de bravo(rsrsrsrs). Quando era mais novo como o PH também não tinha nenhuma reação e eu ficava fula da vida. Aos poucos fui me acostumando. Mas NUNCA na vida eu admitiria violência contra ele. Acho que você está certa de não aceitar e de ficar de olho. Eu sempre fico perto quando ele brinca com outras crianças pra protegê-lo e também para repreendê-lo quando faz algo que não deve. O Léo está numa fase bem complicada. Como eu disse ele não liga em dividir, nem se importa se pegam seus brinquedos. Mas ele está numa fase que não entende ainda muitas coisas e gosta muito de crianças, sempre quer interagir. Apesar de não ligar qdo pegam seu brinquedo ele adora pegar o dos outros! Eu sei que não é por maldade, ele apenas quer brincar, interagir. De vez em quando, como ainda não tem muito jeito, machuca. Mas não é aquelas coisas propositadas e maldosas, tipo tapas, mordidas, beliscões, empurrões. Nunca faz isso. Mas as vezes passa correndo e tromba com um ou sem muito jeito acaba enfiando o dedo perto do olho. Hoje, brincando no parquinho, foi pegar areia com a pá e jogou areia pra cima - Ele não sabe ainda como brincar com isso - e foi um pouco na roupa de um menino. Percebi que a avó ficou brava e tirei o Léo de lá, subimos pra casa. Eu acho que tem que existir limites. Uma coisa é a criança machucar por maldade, outra é machucar pq ainda é pequena e não tem muito jeito. De qualquer forma sempre deve ser repreendida, pra não achar que é normal ou que pode fazer aquilo. Você vai perceber isso qdo PH der mais uma crescidinha. De vez em qdo eles machucam os amiguinhos sem querer. O importante é que saibam que é errado, que saibam dividir e ser amorosos. Leonardo, por exemplo, vive abraçando todo mundo. Abraça todas as crianças que vê! hahahaha

    Beijos amiga e boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. NIna, oi amiga.
    Poi é, o Léo é parecido com o Pedro nesse caso. Mas ele é mais novo, o Pedro ja tem 1 ano e 8 meses, mas ainda n interagia tanto com outras crianças, gostava mais de brincar sózinho. DE uns meses para cá que isso mudou. Ele tb adora agarrar as crianças e apertar o nariz, rsss. Mas é pura curiosidade né?

    Bjssssss

    ResponderExcluir
  5. Olha flor esse caso realmente não é fácil. Passo por processo parecido ao que a Mi citou no recado, a prima mais velha da Letícia não deixa ela mexer em nada nada e a Letícia fica arrasada pois é criança né. E minha sobrinha tem 10 anos para 04 anos aí já viu né. Mas quer mexer nos dela que são brinquedos para crianças pequenas. Confesso que fico arrasada pois não gosto que minha filha faça isso com os outros tb. Policio a Letícia o tempo todo, não a deixo sozinha nem com pequenos e nem com os grandes. Mas vamos vivendo e ensino a ela a não ser egoista.

    bjs,

    ResponderExcluir

Comenta vai !!! Eu, o Pedrinho e a Malu vamos amar !!

Deixa um comentário vai !!!

Deixa um comentário vai !!!
N vai doer nadinha, rsss

Traduza para sua lingua