segunda-feira, 28 de junho de 2010

Desmame Bem Sucedido.

Pois é meninas, eu desmamei o Pedro.
Acho que nunca contei aqui em detalhes como era a rotina de amamentação que tinha com o Pedro desde o seu nascimento. Pois bem, vou comessar do início para contar a vocês como foi o processo do desmame e o "porquê" dele.

Pedro mama no peito desde o nascimento, mas infelizmente o LM (Leite Materno) não foi seu primeiro alimento.
No dia em que o Pedro nasceu, ele demorou cerca de 7 horas para vir para o meu quarto após o parto (isso mesmo sete horas, absurdo !!) Não pensem que foi por alguma complicação (incubadora e tudo mais...), pois não foi. Ele nasceu as 5 da tarde, de parto normal, em hospital particular e com anestesia local. Após o parto fui para o quarto e ele passou por todo o procedimento normal do berçario. O certo seria logo após esse procedimento ele ir para meu quarto, aonde permaneceria comigo até eu ir embora no dia seguinte. Mas eles simplismente decidiram encerar o corredor do andar aonde eu estava, (isso mesmo, passar cera com enceradeira e tudo mais) e por conta disso fecharam os corredores, não foi possível que as enfermeiras levassem meu filho para meu quarto. Esperei cerca de 7 horas até que por volta da meia noite, levaram ele até meu quarto. Isso porque antes, haviam me avisado que talvez só veria ele no dia seguinte. Fiquei muito aborrecida, perguntei se meu filho não estaria com fome, ja que estava tantas horas longe de mim, e me informaram por telefone que eles ja haviam dado L.A (Leite Artificial) ao meu filho e que isso era um procedimento normal do hospital. Fiquei indignada lógico, mas não adiantava reclamar.

Por isso é importante para a mãe se informar antes do parto quanto ao procedimento do hospital após o nascimento do bebe, principalmente com relação a amamentação. Pois  mesmo com tantas campanhas a favor da amamentação, vergonhosamente ainda existem hospitais que preferem dar L.A como o primeiro alimento ao bebe. 

Quando ele finalmente veio para o quarto ele mamou o peito, com certa dificuldade. Acordou várias vezes durante a noite no hospital ainda tentando se habituar ao leite materno. Eu tinha muito leite mas pareceia que ele não se saciava. As enfermeiras prontamente vinha ao meu quarto e davam LA para ele em uma mamadeira p/ ele parar de chorar e me diziam que era normal na primeira noite, fizeram isso uma unica vez, no dia seguinte fui embora de lá e prometi a mim mesma que não daria mais LA ao Pedro, que ele mamaria somente o meu leite. Cheguei a ouvir de algumas pessoas que meu colostro era fraco e que eu devia dar LA no inicio pq eles sentem muita fome, e que se eu não desse não dormiria e bla bla blá. Joguei todo ese papo furado de lado e segui meu coração. Ja tinha lido que o colostro é ótimo p/ o bebe e que  insitir na amamentação  nos primeiros dias é fundamental.
Pois bem, meu plano deu certo. Pratiquei a pega, sofri muito com bico rachado, quase desisti nos momentos em que a dor parecia insuportavel, mas fui guerreira até o final.

Sendo assim Pedro Henrique virou um verdadeiro "mamador", mamava sem parar. E eu, Graças a Deus, tinha muito leite para e ele. Se desenvolveu maravilhosaente bem. Aos 6 meses comessamos os sucos e as papinhas doces, depois vieram as salgadas e o Pedro continuava sempre mamando no peito, adorava e até pouco tempo ainda pedia para mamar.
Até que chegou a 1 ano de idade mamando 3 a 4 vezes ao dia, inclusive mamou na festa de 1 ano, a ultima recordação desse momento registrada em foto e filmagem. E ele não parou naquele dia, na verdade parou cerca de 2 meses e meio depois.


PROCESSO DO DESMAME

Pedro estava com 1 ano, estava se alimentando bem e mamava 3 a 4 vezes ao dia. Voltei a trabalhar logo depois que ele completou 1 ano, então coloquei 3 horários fixos p/ mamadas. Antes ele não tinha horários determinados.
1° horário - De manhã
2° horário - Á tarde (quando buscava ele da casa da minha mãe).
3° horário - Á noite (antes de dormir).

Comecei tirando o 1° horário. Porque? Porque era na parte da manhã, ele sempre acordava de bom humor e não fazia questão do seio (mas nunca recusava) sempre era eu que oferecia. Quando cortei percebi que ele não sentiu falta.
Ele passou então, a mamar quando chegava em casa, a tarde, por volta das 5 da tarde. E ele mamava muito nesse horário, porque meus seios estavam lotados de leite.
Cerca de 2 semanas depois, percebi que meus seios não ficavam mais tão lotados de leite e acabava esquecendo de oferecer o seio assim que ele chegava. Muitas vezes ele me cobrava, sentia falta de ficar agarrado no seio, então eu dava, pois nunca neguei.

Sendo assim, cortei então esse 2° horário, passando a ficar somente com o 3° horário, o da parte da noite.
Alguns meses antes do processo de desmame eu havia modificado um pouco essa mamada da noite. Antes ele dormia no meu seio, depois como vi que isso tornava ele muito dependente na hora de dormir, decidi mudar o horário, passei a dar o seio antes de coloca-lo na cama. Com isso acabou sendo mais facil retirar esse horário também. Meu leite comessou a secar e eu passei a oferecer o seio dia sim e dia não. Na verdade todo o processo foi assim, toda vez que cortava uma mamada eu intercalava os dias antes de encerrar de vez. Assim acho que foi mais facil para ele.

Gostaria de deixar algumas coisas claras aqui:

Primeiro;  Não foi facil para mim o desmame, como mãe que sempre amou amamentar seu filho, eu sofri nesse proceso.
Segundo;  Durante o desmame nunca neguei o seio a ele, sempre que ele me pedia eu o-amamentava com prazer, quando ele estava enjoadinho e precisava desse consolo eu também nunca negava.
Terceiro; Meu leite comessou a secar e eu tinha medo que ele se irritasse ou se frustasse com a falta do leite, pq ele sempre mamou muito, ele nunca chupetou meu bico, como muitos bebês costumam fazer. Por isso decidi que estava na hora do desmame.
Quarta; Não programei o desmame, aconteceu. Fiquei um pouco triste, como acho q acontece com toda mãe quando chega nessa hora, mas como disse antes, acho que essa era a hora do desmame dele e acho que só a mãe sabe ao certo quando é chegada a hora de fazer.
Quinta; Não estou escrevendo isso para ensinar ninguém a desmamar seu filho. Somente relato como foi o desmemame do meu.

Estou satisfeita por ter dado tudo certo e por ele não pedir mais o seio. Achei que seria mais complicado devido ao prazer que ele sempre teve em mamar. Mas não foi, ele passou bem pelo processo. Acho que a natureza é sábia, meu leite foi acabando aos poucos como que um aviso p/ que eu começasse o desmame. E assim eu fiz.

Bom é isso, essa foi a minha experiência e queria dividir com vocês.

                                                Essa é a foto de uma das primeiras mamadas:


Essa é a foto da ultima mamada registrada, na festa de 1 ano dele:



Um Grande beijo e uma ótima semana.

10 comentários:

  1. Acho que o desmame nunca é fácil, principalmente para a mãe!
    A Clara mamava até cinco vezes no peito até perto do desmame aos 13 meses. Ela tb gostava muito do peito, mas acho que passou bem pelo processo qdo achei que era a hora. Cada mãe sabe qual ela é melhor do que ninguém, não é mesmo?
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. pois eu ainda estou na luta do desmame com o PH. Já tirei a mamada da manhã e a da tarde, mas a da noite eu não consigo tirar, pois ele só dorme no peito. Meu leite já está acabando e ele não desiste, simplesmente não aceita a mamdeira na hora de dormir. Afff, está sendo bem difícil acabar de vez com a mamada antes de dormir.

    ResponderExcluir
  3. Oi Van,
    Cada mae sabe o que é melhor para o seu filho, e vc é uma ótima mae.
    Que bom que deu tudo certo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que lindo Vanessa... Adorei o post. Eu sou super a favor do LM. Dei o peito quanto necessario ao Matheus até os 6 meses quando ele mesmo resolveu largar. Não queria mais e por mais que forcasse a barra ele fazia ansia de vômito. Fiquei ate mesmo frustrada, sabe, mas fazer o que?
    Segundo a pediatra é ate uma amostra de independencia da parte dele desmamar por conta própria e vejo que ate hoje ele é bem independente em qualquer coisa. ELE resolveu parar de usar a chupeta, ELE resolveu parar de usar mamadeira... ai ... dá até medo. rs
    Obrigada pelo post e leve o Pedro ao cinema quando se sentir segura para isso. Só levei Matheus agora com 2 anos e 9 meses porque senti que era a hora.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  5. Vanessa,
    O desmame da Ana Luísa foi mais tranquilo pra ela do que pra mim... hehehe.. com 5 meses e meio ela decidiu que não queria mais... e eu tb já estava com pouco leite.. mas confesso que fiquei triste!! achando que agora ela não precisava mais de mim... como estava enganada, né?? :) mas mãe gosta de um drama!! a mamãe aqui adoraaaaa.. :)
    Bjinhos! e parabéns!! é uma nova etapa que começa :)

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Se vc acha legal esperar pro desfralde, espera mesmo, siga sempre o coraçao, pq ele é o mais correto sempre. Aqui eu so comecei condicionando e como ele adorou a ideia eu continuei, mas eles entendem mais maiores.
    Vou filmar sim, so nao to achando colher pra canhoto, sera que ja da pra saber se ele sera mesmo? To na duvida aqui.
    Ele ate que acerta a boca viu. rs
    Essas fotos da primeira mamada e da ultima merecem ser reveladas e colocadas em um quadro pq sao sublimes demais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oiii Nessa!!! Eu sofro só de pensar em desmamar a Luana... foi muito bom ouvir a sua experiência viuuu... eu graças Deus tenho muuuito leite, então a Luana se lambuza... a Pediatra me orientou a fazer como vc fez, dar três vezes ao dia, manhã, tarde e noite e assim estamos indo... espero que quando chegar a hora do desmane não seja tão sofrido pra mim e pra ela...

    Beijinhos:) em vc e no Xuxu

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga!!!
    amamentar era pra mim um dos melhores prazeres da maternidade eu como vc amava amamentar, infelizmente tive que desmamar minha pequena com 1 ano por orientação médica,e eu sofri muito acho que sofri bem mais que minha pequena!
    bjinhos
    ps : as fotos ficaram mara, lindíssimas!!!

    ResponderExcluir
  9. Ai flor sei que não é fácil, pois a Lele parou de mamar com 02 meses e 15 dias e eu sofri tanto, nossa nem tenho palavras para descrever a tristeza que senti. Força amiga, vc consegue.

    bjs,

    ResponderExcluir
  10. Nossa, se acontecesse cmgo isso do "chao enceirado" iam ter q me trancar no quarto pq eu ia ficar uma arara! Tbm deram L.A. pro meu baby no hospital pq disseram que ele tinha perdido mais peso do q o normal no primeiro dia. Depois falando com a pediatra dele, ela me confirmou que era loucura do hospital. Sorte que mesmo no primeiro dia eu nunca deixei de amamentar e que apesar da dificuldade do começo, das dores nos bicos, eu continuei e agora ele tá com 8 meses e ainda mamando muito! Tbm sofrer qdo ele decidir parar. :(

    ResponderExcluir

Comenta vai !!! Eu, o Pedrinho e a Malu vamos amar !!

Deixa um comentário vai !!!

Deixa um comentário vai !!!
N vai doer nadinha, rsss

Traduza para sua lingua