quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Fase do Pedro (2 anos e 4 meses)

Hoje vim falar do meu primogênito levado. Pedro Henrique está no alto dos seus 2 anos e quase 5 meses.

O que ainda falta: 
Ainda não está desfraldado, desejo iniciar em setembro, com o tempo mais firme.
Ainda não está na escolinha, irei coloca-lo no inicio do próximo ano.
Ainda não deslanchou tanto na fala, ele conversa com a gente, mas repete mais do que cria as próprias frases. Não responde muito o que perguntamos (como: como foi seu dia? O que fez? Brincou de que?), costuma repetir a pergunta.

Em compensação...
Sabe todas as letras do alfabeto, incluindo W, X, Y e Z.
Conhece todos os numeros.
Grava nomes e marcas, como mercados, bancos, operadoras de celular, titulos de livros e etc. Grava principalmente logomarcas.
Grava várias letras de musicas infantis, ama cantar e a primeira coisa que faz quando conhece alguém é cantar pra pessoa.
Conhece muitas cores.
Adora perguntar sobre tudo o que ele vê, a pergunta principal é: O QUE TA ESCRITO? - Quando repetimos ele grava e repete várias vezes. assim grava marcas de vários produtos e lojas. (Algumas pessoa pensam que ele sabe ler por conta disso)

O que percebo no Pedro é que ele tem muita facilidade para memorizar as coisas. Que apesar de não desenvolver a fala rapidamente como a maioria das crianças na sua idade ( principalmente as meninas),  ele é uma criança atenta a tudo e está sempre muito concentrada no que está fazendo, seja assistindo TV,  vendo seu livro favorito ou brincando com seus brinquedos.

Ele adora a companhia de crianças, mas percebo que ele prefere as mais velhas, as da sua idade não dispertam muito seu interesse. Os mais novos também não, apesar de ser muito carinhoso com bebês ele não costuma dedicar muita atenção a eles.
Falando em carinho, ele continua super carinhoso. Não só comigo e com o pai, mas com todos em geral. Não é, e nem nunca foi uma criança agressiva, mas também não distribui beijos e abraços. O carinho dele é demonstrado pela afeição que ele tem pelas pessoas, seu jeito meigo e seu comportamento independente quando ve alguém que não conhece (o que nos preoculpa bastante) faz com que as pessoas se encantem por ele. Costuma sentar na mesa de estranhos em um restaurante por exemplo, ou pegar a mão de quem ele nunca viu para mostrar algo que achou interessante.
Vou citar um exemplo: Estavamos em um passeio no Jardim Botanico no domingo passado e Pedro avistou um casal de namorados em um banco. A menina estava deitada no colo do rapaz, ele se aproximou, chegou perto do rosto da menina  e sorriu, como se a conhecesse. Ele faz essas coisas o tempo todo. Sempre com pessoas que nunca viu. Isso nos deixa bem preoculpada, afinal o mundo de hoje está muito perigoso e existem pessoas más por todo lado.

Quanto as birras, comum nessa fase, ele está devagar (Graças a Deus !!). Ele reclama quando quer algo, e as vezes faz manha, mas não é de fazer escandalo em publico como vejo algumas crianças fazendo. Não pede brinquedos em loja, só os pega e quando vamos embora devolve para prateleira.
Não é egoista, dizem que nesta fase é comum as crianças não gostarem de emprestar seus brinquedos. Mas com o Pedro ainda não tivemos esse problema. Ele briga  por brinquedo, mas só se alguém tira-lo da sua mão ou não quiser emprestar a ele.
Independente, ele é bem pouco. Ainda não tenta se vestir sózinho, e só tira a roupa pro banho se eu pedir. Não tenta comer sózinho, só com a mão. A única demonstração de independencia é o fato dele gostar de falar com pessoas estranhas e não ver necessidade da nossa companhia quando estamos na rua (se deixar por ele, vai sózinho pra todos os lugares).

As Artes....
Andam bem avançadas, agora é uma nova todos os dias. Muitas vezes mais de uma. Se suja de lama, joga comida no chão, da comida pra cachorra, abre a bica do quintal e toma banho de roupa, joga as plantas pra fora do vaso, solta o cachorro da vovó, foge pra rua, entra na casa dos vizinhos, sobe no armário pra pegar biscoito, risca paredes e poltronas, e faz várias outras artes. Durante a semana na casa da avó e no fim de semana lá em casa.
Sei que a tendencia é só piorar, quando a Malu chegar então nem quero pensar.

Hoje tenho um levado em casa, que apronta muito, mas que também é muita carinhoso e esperto e que só nos tráz alegrias. Que você continue assim meu filho, lindo, esperto, sapeca e delicioso. Te amo !!

3 comentários:

  1. mas esse menino é muito sapeca e esperto, já sabe o alfabeto inteiro? nossa...
    tá linda a barriguinha...
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Amiga e assim mesmo a minha mais velha demoro ate pra falar criar, já a menor já cria suas .rs.rs.
    Cada criança e de um jeito não tem jeito .rs
    Beijinhos Bom final de semana!
    Carol

    ResponderExcluir
  3. Olá, mto lindo seu filhote, parabéns. Gostaria de aproveitar a oportunidade e convidá-la para o sorteio que esta acontecendo no meu blog. Bjao!

    ResponderExcluir

Comenta vai !!! Eu, o Pedrinho e a Malu vamos amar !!

Deixa um comentário vai !!!

Deixa um comentário vai !!!
N vai doer nadinha, rsss

Traduza para sua lingua